ORADORES PORTUGAL

ABEL DE LACERDA BOTELHO Nascido em Vila Real – Trás-os-Montes, licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra, Diplomado em Direito Internacional Comparado pela Universidade de Estrasburgo (1968), Doutor Honoris Causa pela Universidade “PRO DEO” de Nova York – E.U.A.. Fundador e Presidente da Fundação Lusíada, Vice-Presidente da Associação Cultural “Communauté de Porto-Graal” em Bruxelas, Presidente da Assembleia Geral da Associação Promotora de Portugalidade – Ordem de Ourique. Agricultor Duriense e Escritor. Embaixador at Large e Grão-Prior da Ordem S. M. H. de S. João de Jerusalém – Cavaleiros de Malta para os Países de Língua Portuguesa e Grão-Prior da Ordem M. H. de S. Lázaro de Jerusalém para os Países de Língua Portuguesa.


AFONSO MOREIRA DA ROCHA Licenciado e mestre em Teologia pela Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa. Doutor em Filosofia pela Faculdade de Filosofia da Universidade Católica Portuguesa (2004). Tese de doutoramento sobre «O Mal no pensamento de Sampaio (Bruno): da antropologia à metafísica, uma filosofia da razão e do mistério» (2004). Actividade profissional e científica anterior: Investigador residente do Centro de Estudos do Pensamento Português (UCP-Porto), desde Fevereiro de 1997 a 30 de Dezembro de 2011, data em que passou à situação de reforma, com a categoria profissional de Investigador com Equiparação a Professor Associado. Situação actual: Desenvolvimento, a título individual, do projecto de investigação «Nietzsche ou a refundação do pensamento ocidental» (2011/), a complementar com estudo sobre as raízes nietzscheanas do pensamento de Raul Proença. Obras publicadas: «O Mal no pensamento de Sampaio (Bruno): uma filosofia da razão e do mistério», Lisboaa, INCM, 2006, 2 Vols. (731 pp + 465 pp); «Natureza, razão e mistério – Para uma leitura comparada de Sampaio (Bruno)», Lisboa, INCM, 2009, 642 pp.; «A gnose de Sampaio (Bruno)», Lisboa, Zéfiro, 2009, 122 pp.; «Fernando Pessoa e o Quinto Império», Porto, UCE-Porto, 2 Vols. (607 pp + 431 pp); «A filosofia da religião em Portugal (1850-1910)», Porto, UCE-Porto, no prelo (a sair nos fins de 2013); Organizador da edição crítica das «Obras Completas de Leonardo Coimbra», Lisboa, INCM-UCP-Porto, 2004/, Vol. I/Vol. VIII, faltando sair o Vol. VIII, cujo material se encontra na INCM desde 2011; Organizador da edição dos «Dispersos de Sampaio (Bruno)», Lisboa, INCM, 2007/, com 4 volumes publicados até ao momento.
Prémios: Prémio António Quadros 2011 – Filosofia.



ANNABELA RITA (n. 1958). Doutorada em Literatura Portuguesa Moderna e Contemporânea pela Universidade de Lisboa, em cuja Faculdade de Letras é professora. Integrou a MRPB - Missão para o Relatório sobre o Processo de Bolonha (2003-04) e, actualmente, é Conselheira para a Igualdade de Oportunidades do MCTES. Directora do Centro de Literaturas de Expressão Portuguesa das Universidades de Lisboa, investigadora do Centro de Literatura e Cultura Portuguesa e Brasileira (Universidade Católica Portuguesa) da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, coordenadora de um projecto do Centro de Estudos de Culturas Lusófonas da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, membro da Direcção da Associação Portuguesa de Tradutores, do P.E.N. Clube Português, da Associação Portuguesa de Críticos Literários, etc., além de integrar os Conselhos Consultivos da Fundação Marquês de Pombal e do Instituto de Cultura Europeia e Atlântica, tem colaboração ensaística dispersa em periódicos e obras colectivas da especialidade em Portugal e no estrangeiro. As suas principais publicações: Eça de Queirós Cronista. Do “Distrito de Évora” (1867) às “Farpas” (1871-72), Lisboa, Cosmos, 1998; No Fundo dos Espelhos. Incursões na Cena Literária (vol. I), Porto, Edições Caixotim, 2003; Labirinto Sensível (em co-autoria com Casimiro de Brito), Lisboa, Roma Editora, 2003; Breves & Longas no País das Maravilhas, Lisboa, Roma Editora, 2004; O Mito do Marquês de Pombal (em co-autoria com José Eduardo Franco), Lisboa, Prefácio, 2004; Emergências Estéticas, Lisboa, Roma Editora, 2005 (a sair); No Fundo dos Espelhos. Em Visita, Porto, Edições Caixotim, 2005 (a sair). Tem a direcção de três colecções literárias: “Obras de Almeida Garrett” (Edições Caixotim), “Faces de Vénus” e “Faces de Penélope” (Roma Editora).


ANTÓNIO BRAZ TEIXEIRA Professor Catedrático da Faculdade de Direito da Universidade Lusófona, exerceu funções docentes nas Universidades de Lisboa e Évora e Católica. Membro da Academia das Ciências de Lisboa e da Academia Brasileira de Letras. É autor de duas dezenas de livros sobre direito, filosofia jurídica e hermenêutica do pensamento português, brasileiro e galego.


ANTÓNIO CÂNDIDO FRANCO Licenciado em Filologia Românica pela Faculdade de Letras de Lisboa (1981). Mestre em Literaturas Brasileira e Africanas de Expressão Portuguesa pela mesma Faculdade (1988). Doutor em Literatura Portuguesa pela Universidade de Évora (1997). Agregação na cadeira de Cultura Portuguesa I pela Universidade de Évora (2006). Classificações máximas no Mestrado, no Doutoramento e na Agregação. Tem publicado dezenas de estudos em revistas portuguesas e internacionais da sua especialidade. Tem para cima de trinta livros publicados.


ANTÓNIO CARLOS CARVALHO Nasceu em 1947. Foi jornalista durante 37 anos, sobretudo em «A Capital» e «Diário de Notícias». Regeu cursos no  IADE em 1983-85. Licenciatura em Ciências Religiosas. Regeu cursos sobre Jornalismo e História das Religiões no âmbito do Serviço de Bibliotecas da Fundação Gulbenkian. Autor de documentários e programas de TV na RTP e de programas na Antena 2 da RDP. Consultor do programa «Acontece» na RTP2. Membro do Círculo António Telmo e colaborador dos «Cadernos de Filosofia Extravagante» e da «Nova Águia».


CARLOS SILVA Fez os seus estudos na Faculdade de Letras de Lisboa onde se formou em Filosofia e em que foi Assistente, com regência de disciplinas na área da Lógica, Filosofia da Linguagem, Ontologia e Filosofia Antiga. Fez também a licenciatura no Instituto Superior de Cultura Católica, que foi precursor da Universidade Católica Portuguesa. A partir de 1984 está como docente em tempo integral no Departamento de Filosofia da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa - Lisboa, onde se encarrega de várias disciplinas entre as quais Filosofia do Conhecimento, Filosofia Antiga e Ontologia, desenvolvendo investigação nas áreas de Filosofia da Consciência, Filosofia da Religião e dos Símbolos, bem assim no estudo da Experiência espiritual e Mística. Deu outras colaborações no âmbito da Universidade Católica Portuguesa, à Faculdade de Direito, e sobretudo à Faculdade de Teologia, quer na génese e desenvolvimento do, então, Departamento de Filosofia desta Faculdade, quer noutro labor científico e no Conselho da Revista Didaskalia, ao qual pertenceu. Colaborou também esporadicamente noutras instituições superiores de ensino, de que se salienta o Departamento de Pedagogia e Educação da Universidade de Évora, com cursos sobre Filosofia Oriental, Pensamento Mítico, etc. Para além de variadíssimas orientações de Seminários, Cursos de Mestrado e outros, participações em Colóquios, Congressos, etc., tem numerosas publicações (cerca de duas centenas de trabalhos), quer em livros, quer em Revistas da especialidade e naqueles âmbitos referidos.

GUILHERME D’OLIVEIRA MARTINS Licenciado e Mestre em Direito. Professor Universitário. Preside ao Tribunal de Contas e ao Centro Nacional de Cultura. Foi Secretário de Estado da Administração Educativa, Ministro da Educação, da Presidência e das Finanças e Presidente da SEDES. Autor de: Oliveira Martins, Uma BiografiaMinistério das Finanças, Subsídios para a sua História; Escola de CidadãosO Enigma EuropeuEducação ou Barbárie?O Novo Tratado Constitucional EuropeuEuropa, Portugal e a Constituição Europeia (coord.); Portugal, Identidade e DiferençaO Novo Tratado Reformador Europeu. Tratado de LisboaPatrimónio, Herança e MemóriaOs Grandes Mestres da Estratégia (colab.); Mounier: O Compromisso Político, de Guy Coq (tradução e prefácio).

JOÃO BIGOTTE CHORÃO Crítico, ensaísta, memorialista. É autor de vários títulos sobre a vida e a obra de Camilo. Autor também de diários, reunidos no volume Diário quase completo, foi galardoado com o Grande Prémio de Literatura Biográfica, da Sociedade Portuguesa de Escritores. Sócio efectivo da Academia das Ciências de Lisboa (Secção de Literatura), aí tem apresentado comunicações, depois publicadas nas Memórias da Classe de Letras. Na literatura italiana interessou-se particularmente sobre escritores da famosa geração da Voce. Os artigos sobre escritores romenos submetidos à prova do exílio valeram-lhe o título de Amicus Romaniae.

JOAQUIM DOMINGUES Natural do Porto, licenciado em Filosofia pela Faculdade de Letras da respectiva Universidade, mestre em Filosofia da Educação pela Universidade do Minho e professor aposentado do Ensino Secundário. Tem colaborado na edição ou reedição de textos de Sampaio (Bruno), Álvaro Ribeiro, Eudoro de Sousa, José Régio, Delfim Santos e Domingos Monteiro e publicado alguns trabalhos próprios, designadamente Filosofia Portuguesa para a Educação Nacional. Introdução à obra de Álvaro Ribeiro (1997), O essencial sobre Sampaio (Bruno) (2002) e De Ourique ao Quinto Império. Para uma filosofia da cultura portuguesa (2002). Entre outros trabalhos dispersos, participou na direcção da revista Teoremas de Filosofia.

JESUÉ PINHARANDA GOMES Tendo entrado, ainda jovem, em estreito contacto com o chamado “Grupo da Filosofia Portuguesa”, recebeu as influências de Álvaro Ribeiro e José Marinho, bem como as dos primeiros discípulos destes, considerados a segunda geração leonardina. Amigo e colaborador de António Quadros. Autor de diversas obras nos domínios da cultura literária, filosófica e religiosa portuguesa, foi co-autor da primeira compilação dos Dispersos de Leonardo (5 vols., 1984-1993), compilador da antologia Leonardo Coimbra, Filósofo do Real e do Ideal (1985), sendo autor de pelo menos dois estudos específicos: A Teologia de Leonardo Coimbra (1985) e A Escola Portuense. Uma Introdução Histórico-Filosófica (2005).

JOSÉ ALMEIDA Natural da cidade do Porto, onde nasceu a 10 de Junho de 1981, é licenciado em Ciências Históricas – Ramo Educacional pela Universidade Portucalense – Infante D. Henrique, onde foi também investigador do Centro de Estudos Medievais. Pós-graduado em Turismo Cultural pela Universidade Fernando Pessoa, frequentou o mestrado em Cultura Portuguesa na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e o Curso de Doutoramento em História na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, onde é presentemente doutorando em Filosofia. Membro do Instituto de Filosofia e do Grupo de Investigação «Raízes e Horizontes da Filosofia e da Cultura em Portugal» da Universidade do Porto, é professor desde 2005, sendo de momento bolseiro de doutoramento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, encontrando-se a desenvolver uma tese intitulada “Entre Tradição e Modernismo – O Esoterismo em Fernando Pessoa”. Tem participado em diversos colóquios e congressos nacionais e internacionais, publicando vários artigos subordinados às suas áreas de interesse e investigação.

JOSÉ ANTUNES DE SOUSA Doutor em Filosofia pela UCP com tese sobre “ Vergílio Ferreira e a Filosofia da sua Obra literária”, é professor no I.S.E.I.T/ Instituto Piaget, Coordenador do Seminário sobre VF no CEFi/UCP. É autor da obra com o mesmo título, de vários artigos em revistas e colaborador em rádios e jornais. Dedica também atenção ao fenómeno desportivo, tendo publicado “Desporto em Flagrante”. È colaborador permanente da “Universidade do Futebol”, no Brasil e dirige o Gabinete de Inteligência competitiva no Sport Lisboa e Benfica. É autor de “Quadros da minha infância”, um livro de crónicas retratando a vivência do país rural. É o atual Presidente da Sociedade Portuguesa de Motricidade Humana.

JOSÉ CARLOS FRANCISCO PEREIRA Licenciado pela Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica (Lisboa), onde foi assistente, prestou provas de mestrado, em Teorias da Arte, na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, e doutorou-se em Estética pela mesma Universidade. Publicou "Neotomismo e Arte Moderna" (Fundação Lusíada; 2002) e "As Doutrinas Estéticas em Portugal: do Romantismo à Presença" (Editorial Hespéria; 2011), "Olhar e Ver: 10 Obras para Compreender a Arte" (Arranha-céus; 2013), e colaborou no "Dicionário de Escultura Portuguesa", dirigido pelo Professor José Fernandes Pereira (Caminho; 2005). Professor Auxiliar da Faculdade de Belas-Artes.


JOSÉ CARLOS SEABRA PEREIRA Doutorado pelas Universidades de Poitiers e de Coimbra. É Professor Associado e membro do Conselho Científico da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. É docente da Universidade Católica Portuguesa, onde é Vice-Presidente da Direção da Sociedade Científica. Lecciona e desenvolve investigação nas áreas da Teoria Literária da Literatura Portuguesa, dos Estudos Camonianos e dos Estudos Pessoanos. É o Coordenador Científico do Centro Interuniversitário de Estudos Camonianos, vice-diretor da Revista Camoniana (luso-brasileira) e membro da Comissão Científica de diversas revistas dedicadas aos Estudos Literários. Tem participado em júris de importantes prémios literários e colabora assiduamente em revistas e jornais literários e culturais. É autor de uma vasta obra científica e proferiu inúmeras conferências e comunicações em encontros científicos nacionais e internacionais.

JORGE TEIXEIRA DA CUNHA Doutorado em teologia, Professor associado com agregação da Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, director do Centro de Estudos do Pensamento Português, da Católica - Porto. Várias publicações sobre o pensamento ético dos autores portugueses.

JOSÉ PEDRO CABRERA Licenciado e Mestre em Filosofia pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. É investigador do Centro de Estudos de Filosofia da Universidade Católica Portuguesa, onde integra o Seminário sobre “Pensamento Filosófico na Obra Literária de Vergílio Ferreira”. Foi coordenador executivo da organização do colóquio “Educação, Valores e o Futuro: Em torno de Edgar Morin” (2009); “5as Conferências Internacionais de Filosofia e Epistemologia“ (2009); “Congresso Internacional Aprendizagem/Desenvolvimento” (2009); “II Congresso Internacional da Língua Portuguesa” (2010), todos no Instituto Piaget, e membro da organização do “Congresso Internacional Vergílio Ferreira (2012)”, da responsabilidade do Centro de Estudos de Filosofia da Universidade Católica Portuguesa.
  
MARIA LUÍSA HOMEM LEAL DE FARIA GERALDES BARBA  Professora catedrática da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa e desempenhou, entre 2004 e 2012, as funções de Vice-reitora desta Universidade.Com o estatuto de Professora Associada da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa fez provas de agregação nesta Universidade em 2004, tendo também nela prestado provas de Doutoramento em Cultura Inglesa, em 1987. Foi, igualmente, na Faculdade de Letras que concluiu a sua licenciatura. Começou a leccionar na Faculdade de Letras em 1972, tendo prosseguido aí a sua carreira académica. Leccionou também na Universidade Católica Portuguesa, onde coordenou a área científica de Ciências da Comunicação entre 2000 e 2002, e onde continua a leccionar no âmbito dos cursos de doutoramento, mestrado e licenciatura da Faculdade de Ciências Humanas. Desempenhou diversas funções académicas na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, designadamente as de Vice-presidente do Conselho Científico, de Coordenadora do curso de Estudos Europeus, de Presidente do Departamento de Estudos Anglísticos e de Directora do Instituto de Cultura Inglesa. Pertence à direcção do Centro de Estudos Anglísticos, onde dirige uma linha de investigação. Foi, também, membro da Comissão Científica do Senado da Universidade de Lisboa, membro da Assembleia de Representantes da Faculdade de Letras, presidente da Comissão Pedagógica do Departamento de Estudos Anglísticos, membro do Conselho Directivo da Faculdade de Letras. Foi Sub-directora Geral do Ensino Superior, Coordenadora Nacional do Programa Língua e do Programa Socrates, membro do Conselho Consultivo da CEPES-UNESCO, membro do Júri Nacional do Prémio D. Diniz, e membro de uma Comissão de Especialistas no âmbito do Ministério da Ciência e do Ensino Superior, entre 1995 e 2005. As suas publicações reflectem a investigação desenvolvida sobre temáticas de Estudos Vitorianos, Estudos de Cultura e, mais recentemente, sobre a ideia de Universidade. É membro de diversas sociedades científicas nacionais e estrangeiras, designadamente a Sociedade Científica da Universidade Católica Portuguesa, a Associação Portuguesa de Estudos Anglo-Americanos, de que é Presidente da Mesa da Assembleia Geral, a European Society for the Study of English, a Carlyle Society, a English Speaking Union. É titular da Ordre des Palmes Académiques. É membro da direcção da Associação D. Pedro V, uma associação de solidariedade social.

MANUEL CÂNDIDO PIMENTEL Professor Associado da Faculdade de Ciências Humanas da UCP, Diretor do CEFi - Centro de Estudos de Filosofia, membro da Sociedade Científica da UCP, sócio-fundador do Instituto de Filosofia Luso-Brasileira e Académico correspondente da Academia Brasileira de Filosofia. Tem orientado os seus interesses para a Cultura Filosófica Portuguesa, Luso-Brasileira e Hispano-americana, bem como para a Ética e a Filosofia do conhecimento, coordenando e participando, nestas áreas, em múltiplos projetos de unidades de I&D. Organizou o vol. IV da História do Pensamento Filosófico Português (Lx, 2004). Em 2008, foi Presidente da Comissão Organizadora das Comemorações do IV Centenário do Nascimento do Padre António Vieira. Salientam-se as obras Antero de Quental: Uma Filosofia do Paradoxo (PDL, 1993), Filosofia Criacionista da Morte (PDL, 1994), Odisseias do Espírito (Lx, 1996), A Ontologia Integral de Leonardo Coimbra: Ensaio sobre a Intuição do Ser e a Visão Enigmática (Lx, 2003) e De Chronos a Kairós: Caminhos filosóficos do Padre Antônio Vieira (Brasil, 2008).

MANUEL GAMA Nasceu em 1957, no concelho de Ourém. Professor do Departamento de Filosofia do Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho, desde há três décadas. Tem lecionado variadas disciplinas, principalmente no âmbito das Mentalidades e Cultura Portuguesa, Antropologia Filosófica, Filosofia da Religião, Comunicação Intercultural. Tem publicações em livros e em artigos, sobretudo no domínio do pensamento e da cultura portuguesas e do pensamento religioso.

MANUEL FERREIRA PATRÍCIO Professor Catedrático Jubilado da Universidade de Évora (2006). Reitor da Universidade de Évora (2002-2006). Agregação em Axiologia Educacional pela Universidade de Évora (1992). Doutoramento em Ciências da Educação, Especialidade em Filosofia da Educação, pela Universidade de Évora (1984). Membro da Comissão de Reforma do Sistema Educativo (1986-1988). Presidente do Instituto de Inovação Educacional (1987-1990). Diretor-Geral do Ensino Superior (1993-1996). Sócio-correspondente da Academia das Ciências). Sócio-Correspondente da Academia Internacional da Cultura Portuguesa. Fundador e membro dos órgãos sociais do Instituto de Filosofia Luso-Brasileira. Membro do Conselho Editorial da Imprensa Nacional-Casa da Moeda. Membro do CEFI da Universidade Católica Portuguesa. Presidente da Direção de Marânus-Associação para a Divulgação da vida e da obra de Teixeira de Pascoaes. Sócio-fundador e Presidente do Conselho Fiscal da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Sócio-fundador e Presidente da Assembleia Geral da Sociedade de Filosofia da Educação em Língua Portuguesa (SOFELP). Colaborador do Centro de Investigação em Filosofia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Membro do Conselho Consultivo do Projeto sobre a Estética da "Renascença Portuguesa", da Universidade Católica Portuguesa/Porto. Da sua bibliografia destaque para: A Escola Cultural - Horizonte Decisivo da Reforma Educativa, Lisboa, Texto Editora, 1990; A Pedagogia de Leonardo Coimbra - Teoria e Prática, Porto, Porto Editora, 1992; Lições de Axiologia Educacional, Lisboa, Universidade Aberta, 1993; O messianismo de Teixeira de Pascoaes e a educação dos portugueses, Lisboa, Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 1996; A Escola Cultural e os Valores, Organizador e colaborador, Porto, Porto Editora, 1997; Escola, Aprendizagem e Criatividade, Organizador e colaborador, Porto, Porto Editora,2001; Conhecimento do Mundo Social e da Vida-Passos para uma pedagogia da sageza, Lisboa, Universidade Aberta, 2004 (em colaboração com Luís Miguel Sebastião);"Coordenadas filosóficas do pensamento do Padre António Vieira", in Padre António Vieira; O tempo e os seus hemisférios, Atas do Congresso Internacional Vieira, Lisboa, Colibri, 2008, pp.131- 143.


MARIA DE LOURDES SIRGADO GANHO Docente e Investigadora de Filosofia na Universidade Católica Portuguesa desde 1983, Doutora em Filosofia, pela UCP, com a tese Consciência e Intersubjetividade em Jean Nabert (INCM, 2002). Mestre em Filosofia Contemporânea, com  a tese Existência e Transcendência em Gabriel Marcel. Obra publicada pela Revista Itinerarium, Braga, 1994. Tem lecionado Filosofia em Portugal, Antropologia Filosófica, Filosofia do Conhecimento, Filosofia Moderna, Filosofia Contemporânea, Ontologia. Secretária Executiva das Comemorações Antonianas (1985/86). Tem lecionado nos Mestrados de Filosofia. É sócia do "Centro Studi Antoniani" de Pádua, desde 1982; membro da "Sociedade Científica da Universidade Católica Portuguesa"; sócia do "Instituto de Filosofia Luso-Brasileira";  membro do CEFi da UCP. Tem cerca de 80 títulos publicados, sendo o último Existir e Ser. Textos de Filosofia, poesia e espiritualidade, INCM, 2009.Nesta obra está publicado o texto: D. Juan ou a vivência do absurdo na interpretação de Camus. Em preparação, maio de 2013: António Quadros, Leitor de Albert Camus.

MARTA MENDONÇA Professora Auxiliar da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Doutora em Filosofia pela Universidade Nova de Lisboa (A Doutrina das Modalidades na Filosofia de G. W. Leibniz), tem publicado nos domínios da Filosofia Moderna, História e Filosofia da Ciência, Filosofia da Natureza, Filosofia em Portugal e Bioética. Dirige actualmente a linha de investigação intitulada “Compreensão, Explicação e Linguagem” no Centro de História da Cultura da Universidade Nova de Lisboa. Coordena ou participa em diversos projectos científicos nacionais e internacionais no âmbito da Filosofia Moderna e da Filosofia em Portugal. Estudou em Espanha (Navarra), França (Paris 1, Paris 4 e EHESS) e Reino Unido (Oxford). É membro de diversas instituições científicas internacionais. Foi membro do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida entre 2003 e 2009.

MIGUEL REAL Investigador do CLEPUL - Centro de Culturas e Literatura Europeias e Lusófonas da Faculdade de Letras de Lisboa e professor do ensino secundário.

NUNO JÚDICE Académico, escritor e ensaísta. É Professor Associado do Departamento de Línguas, Culturas e Literaturas Modernas da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Nova de Lisboa.É diretor da Revista «Colóquio-Letras» e Cocoordenador dos Seminários de Tradução Coletiva da Fundação Casa de Mateus. Foi diretor da revista «Tabacaria» e Conselheiro Cultural da Embaixada Portuguesa em Paris. É autor, entre outras obras, de O espaço do conto no texto medieval, Vega, 1991 Voyage dans un siècle de littérature portugaise, L'Escampette, 1993 A viagem das palavrasEstudo sobre poesia, Colibri/IELT, 2005 O fenómeno narrativo, Colibri/IELT, 2005 ABC da Crítica, D. Quixote, 2010.

NORBERTO FERREIRA DA CUNHA Professor catedrático aposentado da Universidade do Minho, licenciou-se pela Universidade de Coimbra e doutorou-se em 1990, pela Universidade do Minho com uma dissertação sobre a “Génese e evolução do ideário de Abel Salazar”. Foi Professor Catedrático do Departamento de Filosofia e Cultura do Instituto de Letras e Ciências Humanas da mesma Universidade, desde 1998 até 2006, ano em que se aposentou. Presidiu, durante vários anos, ao “Centro de Estudos Lusíadas” da Universidade do Minho (que, no âmbito das suas actividades, organizou dezenas de conferências e vários Colóquios internacionais) e foi Vice-Presidente do Conselho Cultural da mesma Universidade. Foi, durante vários anos, Presidente do Conselho de Cursos do Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho e Director do Departamento de Filosofia e Cultura do mesmo Instituto. Foi vogal da Fundação Lloyd Braga, membro da Comissão Instaladora da Casa-Museu de Monção (da Universidade do Minho). É membro dos conselhos científicos de várias revistas nacionais, dos órgãos directivos do Instituto de Filosofia Luso-Brasileira (desde 1998) e Coordenador Científico do Museu Bernardino Machado, em Vila Nova de Famalicão. Ao longo da sua carreira leccionou as disciplinas de Lógica e Epistemologia do Conhecimento Social (nos cursos de Licenciatura em Administração Pública Local e Regional, Gestão de Empresas, e Relações Internacionais) e Mentalidades e Cultura Portuguesa (nos Cursos de Licenciatura em Português, Relações Internacionais e Comunicação Social). Foi director do Mestrado em Filosofia/Especialização em Filosofia em Portugal e Cultura Portuguesa (1995/2003) da Universidade do Minho. Leccionou em mestrados e cursos de Verão, dentro e fora da Universidade do Minho, em Portugal e no estrangeiro, sobre “Temas de Filosofia Portuguesa Contemporânea”, sobre “O Ensaio em Portugal no século XX” e sobre “A Ideia da Europa em Portugal (desde a Ilustração ao Estado Novo)”. No mestrado de História das Instituições e Cultura Moderna e Contemporânea, do Departamento de História da Universidade do Minho, leccionou, durante vários anos, a disciplina de Cultura e Mentalidades no Portugal Contemporâneo assim como leccionou, também durante vários anos (1991-1992 até 2002/2003); e no mestrado em História e Filosofia da Educação da mesma Universidade, também durante seis anos, a disciplina de Pensamento Educacional Português. Foi orientador de dezenas de teses de mestrado (especialmente sobre educadores portugueses) e várias teses de doutoramento, tendo sido arguente de umas e outras em Universidades portuguesas. Tem participado em vários projectos de investigação, realizou conferências em diversos Congressos e Colóquios nacionais e estrangeiros e fez parte de júris de vários prémios de História Contemporânea. As suas publicações têm como objectivo fundamental, a compreensão de Portugal e dos portugueses a partir das Luzes e da modernidade, através da chamada “história intelectual” — tendo como ponto de partida os paradigmas científicos naturais — numa perspectiva metodológica de convergência entre a história das ideias e a história e a sociologia das ciências. Tem seis livros publicados, proferiu mais de duas centenas de conferências no país e no estrangeiro e publicou mais de uma centena de artigos em revistas da especialidade. Os seus trabalhos publicados podem distribuir-se por três áreas: (a) a Ilustração em Portugal, com especial incidência nos chamados “estrangeirados” (como Verney, Cunha Brochado, José Anastácio da Cunha, Martinho de Mendonça e Ribeiro Sanches) e na Academia Real de História Portuguesa; (b) a Filosofia em Portugal e a Cultura portuguesa (da “Geração de 70” à crise da II Guerra Mundial) com especial incidência nos “intelectuais”, no “ensaísmo” português, na “Renascença Portuguesa”, no tradicionalismo integralista, nos seareiros e no neopositivismo lógico; (c) a ideologia do Estado Novo e seus próceres; (d) a recepção da Ideia da Europa em Portugal; (e) e a representação da Galiza na historiografia portuguesa. Actualmente, tem prestado especial atenção, sobretudo, às estruturas ou “dispositivos” intelectuais pró-naturalistas de longa duração na Cultura Portuguesa (das Luzes ao século XX).

PEDRO VISTAS Licenciou-se em filosofia pela U.C.P, em 2001, estudou línguas clássicas na U.N.L. e especializou-se na vertente de ensino na U.L. Tem vindo a dedicar-se com regularidade à docência e à investigação, privilegiando as áreas da metafilosofia, da ontologia, da filosofia antiga, da filosofia da educação, dos estudos literários e da filosofia da espiritualidade. Projeta um estudo para o grau de Doutoramento.

RAQUEL NOBRE GUERRA (n. 1979) licenciada em Filosofia pela Universidade Católica Portuguesa de Lisboa; Mestre em Estética e Filosofia da Arte pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa; Bolseira da FCT investiga para o doutoramento a categoria de fragmento na obra de Fernando Pessoa. Colaborou com a equipa Pessoa, coordenada por Jerónimo Pizarro, na Biblioteca Nacional e na digitalização da biblioteca pessoal de Pessoa. Tem vindo a participar em colóquios nas áreas de Filosofia e Literatura, com comunicações sobre Fernando Pessoa. Tem publicações em livros e actas de encontros científicos subordinados ao domínio de especialização do doutoramento. Membro integrado do IEMO (Instituto de Estudos sobre o Modernismo) da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Membro colaborador do Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Faculdade de Letras de Lisboa (CLEPUL), da ComPares (Associação Internacional de Estudos Ibero-Eslavos da Universidade de Lisboa) e do Instituto de Filosofia Luso-Brasileira.

RENATO EPIFÂNIO Professor de Semiótica no IADE; Membro do Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, do Instituto de Filosofia Luso-Brasileira, da Direcção da Sociedade da Língua Portuguesa e da Associação Agostinho da Silva; autor das obras "Visões de Agostinho da Silva" (2006), "Repertório da Bibliografia Filosófica Portuguesa" (2007), "Perspectivas sobre Agostinho da Silva" (2008), "Via aberta: de Marinho a Pessoa, da Finisterra ao Oriente" (2009), "A Via Lusófona: um novo horizonte para Portugal" (2010) e "Convergência Lusófona”(2012). Integra a Direcção da NOVA ÁGUIA: Revista de Cultura para o Século XXI e é o Director da Colecção de livros com o mesmo nome (Zéfiro). É o Presidente do MIL: Movimento Internacional Lusófono.

RODRIGO SOBRAL CUNHA Pós-Doutorado em Ritmanálise pela Universidade de Lisboa, Doutorado em Filosofia pela Universidade de Évora, Mestre e licenciado em Filosofia (via científica) pela Universidade Católica Portuguesa (Lisboa), Professor Associado das Escolas Superiores do IADE - U (Instituto de Artes Visuais, Design e Empresa – Universitário) e Editor do IADE, escritor, tradutor, vive em Sintra. Algumas publicações: A Saudade dos Heróis. Vico na Razão Atlântica (Serra d’Ossa, Edições Al-barzakh, 2012); O Essencial sobre Ritmanálise (Lisboa, Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 2010), Filosofia do Ritmo Portuguesa (2ª ed., Zéfiro Edições, Colecção Nova Águia, Sintra, 2010), A Teoria Silvestrina da Harmonia do Universo. Homem, Mundo e Deus na Obra de Silvestre Pinheiro Ferreira (Lisboa, Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 2008).

RUI LOPO Licenciado em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. É membro das seguintes unidades de investigação: Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa (onde é membro integrado e tem participado como docente em diversos seminários livres), Instituto de Filosofia da Universidade do Porto, do Centro de Estudos do Pensamento Português do Centro Regional do Porto da Universidade Católica, Instituto de Estudos do Modernismo / Centro de História da Cultura da Universidade Nova de Lisboa e do Instituto de Filosofia Luso-Brasileira. Foi colaborador do projecto de estudo do espólio de José Marinho, depositado na Biblioteca Nacional de Portugal, assim como do grupo de estudo do espólio de Agostinho da Silva. É tradutor de ensaios de língua francesa e inglesa. Autor de diversos artigos, especialmente na área da cultura e filosofia portuguesa e da filosofia da religião, publicados em revistas e livros. Prepara actualmente a redacção de uma dissertação de doutoramento intitulada “A Recepção Filosófica do Budismo na Cultura Europeia Oitocentista” a apresentar na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

SAMUEL DIMAS Licenciado em Teologia, licenciado em Filosofia e Doutor em Filosofia pela Universidade Católica Portuguesa, onde é investigador no Centro de Estudos de Filosofia. Tem orientado os seus interesses para a Filosofia Contemporânea, a Teologia Filosófica e a Filosofia da Religião, tendo realizado as suas últimas investigações no âmbito da Filosofia e Cultura Ibérica. Dedicado à investigação e promoção do pensamento em língua portuguesa, é sócio do Instituto de Filosofia Luso-Brasileira e destacam-se, da sua obra, A Intuição de Deus em Fernando Pessoa - 25 poemas inéditos (1988);  Deus, o Homem e a Simbólica do Real - Estudos sobre Metafísica Contemporânea (2009); A Metafísica da Experiência em Leonardo Coimbra: estudo sobre a dialéctica criacionista da razão mistérica (2012).

SOFIA A. CARVALHO Licenciada em Filosofia [UCP, Lisboa, 2003] com a dissertação final intitulada A Meditação Tanatológica em Vlademir Jankélèvitch. Mestre em Estética e Filosofia da Arte [FLUL-UL 2008] com a Dissertação Final intitulada O Crepúsculo e o Desabitado na Poética de Teixeira de Pascoaes e Almada Negreiros. Publicou estudos e ensaios, sobretudo, nas áreas da filosofia e da literatura direccionados para a linha de investigação exegética do Pensamento Português dos séculos XIX e XX. Membro colaborador do Centro de Estudos de Filosofia, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Católica Portuguesa. Membro do Centro de Literatura Estrangeira e Portuguesa da Universidade de Lisboa e Da CompaRes, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Colabora em jornais e publicações, participando em colóquios e encontros sobre a temática do pensamento e cultura portugueses.

TERESA SERUYA Nasceu em Lisboa em 1950, filha de Victor Mark Seruya e Maria Amélia de Seabra Menano Seruya. Casada com Joaquim Manuel Lima Carvalho, Professor Emérito da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. Terminou o curso complementar dos liceus em Lisboa (1967), com a classificação final de dezasseis valores, ingressando na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa no ano lectivo de 1967/8 para frequentar o curso de Filologia Germânica, que concluiu em Outubro de 1974 com a classificação de Bom (quinze valores). Em 1973/4 estudou na Universidade de Munique como bolseira do DAAD, tendo então preparado a sua tese de licenciatura sobre “História e Discurso no Romance ‘Das Vorbild’, de Siegfried Lenz”. Em Maio de 1987 doutorou-se em Literatura Alemã pela Universidade de Lisboa, com uma dissertação intitulada O Discurso da Revolução na Literatura Alemã da República de Weimar – Contributo para o Estudo da Recepção Literária da Revolução Alemã de 1918/9. A prova complementar versou sobre a narrativa de Christa Wolf “Kein Ort. Nirgends”. Foi aprovada por unanimidade, com distinção e louvor.